Pular para o conteúdo

Quem faz a Bodega da Serra acontecer

O idealizador deste projeto nasceu e cresceu na região e ganhou o mundo.

Estudando muito e trabalhando no setor público e privado, em suas visitas à região, percebeu que o mel, produto tão valioso, tinha acesso restrito: era quase todo exportado e apenas uma pequena parte ficava para amigos e familiares dos produtores.

A solução foi promover o trabalho em rede e disponibilizar o mel para o

mercado formal nacional, encurtando o caminho entre as famílias produtoras e o consumidor.

O objetivo é aumentar a renda dos apicultores e manter investimentos em capacitação técnica e infraestrutura na região.

Tudo isso, mantendo a floresta em pé, preservando a cultura e possibilitando que o povo se mantenha com qualidade de vida em seu território.

Missão

Ser, até 2034, referência nacional e internacional em mel e produtos apícolas de origem sustentável, com rastreabilidade, impacto positivo e respeito à biodiversidade, tornando-se modelo de empresa social, inclusiva e regenerativa.

Visão

Promover o desenvolvimento justo e sustentável do sertão nordestino por meio da apicultura regenerativa e da comercialização de produtos da Caatinga, valorizando o pequeno produtor, preservando o meio ambiente e gerando renda digna com impacto social real.

Onde estamos

selo de flor

A região

A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, caracterizado por um clima semiárido, com temperaturas acima dos 28 graus ao longo do ano e períodos de chuvas em meses específicos. Essas características fazem com que as plantas percam as folhas e os troncos fiquem com uma aparência de seca durante o período entre chuvas. 

imagem da mata da região
imagem da mata da região

Ela ocupa em torno de 10% do território nacional, abrangendo parte dos territórios dos estados da Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Maranhão e norte de Minas Gerais.

É um bioma no qual o uso insustentável do solo e dos recursos naturais, ao longo dos séculos, resultou em grande degradação, o que reforça a necessidade de preservação ambiental dessa região.

Apesar do senso comum, materializado na ideia de terra seca e todo o simbolismo que isso representa, a Caatinga possui grande diversidade em sua fauna e flora, de beleza e aromas estonteantes nas primeiras chuvas. 

A flora é composta pelas chamadas xérofilas, que se adaptam ao clima seco e à escassa quantidade de água. É o lar de muitas espécies, inclusive algumas consideradas raras e de grande valor como o ipê roxo, o cumaru, a carnaúba e a aroeira, ameaçada de extinção. A fauna, por sua vez, também é muito diversa, composta por mais de 800 animais, entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.

imagem da mata da região